Português Inglês

OLTs desagregadas são o futuro da telecom

OLTs desagregadas são o futuro da telecom

20 de março, 2024

O processo de desagregação da rede tem sido uma jornada longa e desafiadora. No entanto, finalmente avistamos um horizonte mais claro, à medida que o Boradband Forum (Fórum de Banda Larga), ao qual a Venko é filiada, enfrenta o último obstáculo rumo à desagregação total: as Terminais de Linha Óptica (OLTs).

No início deste mês, o grupo lançou seus padrões TR-477 e MR-477, delineando um caminho de migração dos tradicionais nós de acesso para uma arquitetura desagregada, com um enfoque específico nas OLTs.

Mas o que é Desagregação? O que é isso? Nada mais é do que a separaração entre o hardware e software nos pontos de acesso – ou nó de acesso. Isso significa que o softwarware pode residir na nuvem, em vez de estar diretamente no ponto. Ou pelo menos uma parte dele pode.

Essa mudança possibilita que as operadoras utilizem hardware de fornecedores diversos no nó, o que promove uma maior diversidade de fornecedores e redução de custos. Além disso, permite melhorias baseadas na nuvem para fluxos de trabalho, automação, processos de atualização e muito mais. Essa visão se alinha com a concepção do Broadband Forum de um Cloud Central Office (CloudCO).

Bruno Cornaglia, líder do grupo de trabalho do Broadband Forum para SDN e NFV, explicou à Fierce Telecom que "a OLT é a última peça que precisa ser desagregada na rede".

De fato, já abordamos os esforços para desagregar o sistema de terminação de modem a cabo (CMTS) no âmbito do cabo, assim como os esforços para fazer o mesmo com o gateway de rede de banda larga (BNG) anteriormente. Também é relevante notar que a Open Networking Foundation (ONF), à qual a Venko é filiada, já havia tratado do problema da OLT com suas especificações para acesso de banda larga habilitado para SDN e abstração de hardware OLT virtual.

Cornaglia ressaltou que nem todo o software dos nós de acesso está migrando para a nuvem, mas sim a parte relacionada ao gerenciamento de clientes. Ou seja, a parte referente à OLT.

O CEO do Broadband Forum, Craig Thomas, explicou que ao migrar a funcionalidade da OLT para a nuvem, as operadoras podem obter economias de capital utilizando hardware de fornecedores diversos e migrando para um único plano de gerenciamento, o que resulta em economias operacionais graças a uma gestão mais simples e janelas de serviço unificadas.

Venkonnect

A Venko, impulsionada pela ampla experiência de seus profissionais em conectividade, reconhece o potencial das soluções desagregadas.

Essa compreensão se reflete em nossa abordagem, fundamentada na valorização da liberdade de escolha, adoção de padrões abertos e na separação entre hardware e funções virtualizadas de rede.

Além disso, oferecemos soluções que materializam essa abordagem, como CPES, OLTS, XGS-PON (com a revolucionária micro-OLT Tibit), SD-WAN, BNG (Broadband Network Gateway) e vBNG (virtual Broadband Network Gateway), todos amparados por equipamentos white box, que exemplificam nossa capacidade de fornecer tecnologias que impulsionam a desagregação, evitam o vendor lock-in e promovem a evolução da sua conectividade.

Saiba mais na aba "Produtos" do nosso site.

Nossos especialistas também estão à disposição pelo WhatsApp, clicando aqui.

Fonte: Fierce Telecom e Assessoria Venko Networks

Foto: Canva e Venko Networks (Tibit)