Português Inglês

Provedores são essenciais para o projeto “Rural + Conectado”, aponta Ministério da Agricultura

Provedores são essenciais para o projeto “Rural + Conectado”, aponta Ministério da Agricultura

26 de março, 2024

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconhece o papel fundamental das operadoras de telecom de pequeno e médio porte para o sucesso do programa "Rural + Conectado". Este projeto visa fornecer acesso à Internet em áreas rurais com baixa densidade populacional e sem cobertura de conectividade. A iniciativa tem como objetivo alcançar aproximadamente 2.315 comunidades nas regiões Norte e Nordeste.

O "Rural + Conectado" foi lançado em parceria pelo Mapa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério das Comunicações (MCom) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em setembro passado.

Alessandro Cruvinel, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, informou que o primeiro projeto, com um financiamento de R$ 80 milhões, foi aprovado. Esse projeto visa conectar vários municípios por meio de uma rede de fibra óptica com extensão de 1 mil quilômetros.

A fase inicial do programa disponibiliza uma linha de crédito reembolsável de aproximadamente R$ 1,2 bilhão para empresas de telecomunicações, oriundo do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). O foco é nas pequenas e médias operadoras, visto que enfrentam mais dificuldades de acesso a capital.

"Nos relacionamos com as 'big five' o tempo todo, elas são parceiros privados importantíssimos para as políticas públicas. Mas as pequenas e médias operadoras têm se interessado mais por esse recurso porque elas têm mais dificuldade de conseguir esses financiamentos", afirmou o diretor do Departamento de Apoio à Inovação do Mapa.

Para incentivar a participação do setor privado, projetos considerados prioritários têm acesso a juros de 1% mais Taxa Referencial (TR). Em outros casos, os juros são de 2,5% mais Taxa Referencial. Empresas de estados como Mato Grosso (MT) e Paraná (PR) estão entre as interessadas.

Data lake

O Mapa confirmou o lançamento de uma plataforma chamada "Agro Brasil Mais Sustentável" para o segundo semestre, visando padronizar informações relacionadas às certificações de produtores rurais. Essa plataforma funcionará como um repositório central de dados, incluindo informações sobre mão de obra, Ibama, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), facilitando assim o processo de obtenção de certificações e reduzindo os custos associados.

"Atualmente, se ele (produtor) for comprovar a sua sustentabilidade, precisa contratar uma empresa de auditoria, de certificação. Então, tudo isso custa muito dinheiro. Boa parte dessas informações já estão disponíveis, mas não estão organizadas, ele precisaria colecionar esses dados", afirma Cruvinel.

Os dados serão registrados em blockchain e compartilhados com serviços de rastreabilidade por meio de APIs. No entanto, a responsabilidade pela segregação da cadeia de custódia será das empresas.

"Nós não vamos segregar a cadeia de custódia, isso é a iniciativa privada. O governo vai fazer a parte dele organizando os dados e disponibilizando as APIs para que as empresas que atuam no mercado possam utilizar. Assim, a gente vai conseguir realmente dar uma resposta para todo esse mercado exigente de sustentabilidade", diz.

O porta-voz do Mapa destaca que o projeto já foi apresentado aos principais mercados consumidores dos produtos brasileiros, incluindo China, União Europeia e Japão.

Mais conectividade

Para impulsionar a conectividade no campo e potencializar a produtividade em áreas rurais, é fundamental alcançar um novo patamar tecnológico. Nesse sentido, a Venko oferece o seu inovador kit 4G/5G.

Este kit abrange toda a infraestrutura essencial, desde a Arquitetura do Core até os Rádios para Estações de Transmissão e CPEs internos e externos, sendo especialmente desenvolvido para atender às demandas do ambiente agrícola moderno. Desse modo, o conjunto de equipamentos assegura uma conectividade eficaz e robusta.

Por meio dessa solução, provedores têm a capacidade de disponibilizar planos de conectividade para fazendas, cooperativas e propriedades rurais, facilitando a comunicação entre pessoas, desbloqueando o potencial das máquinas e otimizando a produção dos ambientes carentes de acesso.

Conheça a nossa solução clicando aqui.

Fonte: Teletime

Foto: Canva